Porto Portal
NOSSA HISTÓRIA, NOSSA GENTE.
PORTOPORTAL.COM.BR
  Brasil  Porto Ferreira - SP
HomeHistoriadorEnviar MatériasArquivos Contato

PROF. RUBENS PARADA

 

Rubens Parada, professor e maestro, nasceu em Jardinópolis S.P., em 6 de agosto de 1906, filho de Arthur Parada e de Elvira Garcia Parada.

Seu nome era Ruben e não Rubens, como costumávamos chamá-lo.

Iniciou seus estudos em sua cidade natal, e posteriormente, em Ribeirão Preto, época em que conheceu e tornou-se amigo de Candido Portinari.

De volta a Jardinópolis, continuou seus estudos com maestros e professores particulares, formando-se músico profissional e regente.

No dia 10 de Junho de 1925, em São Joaquim da Barra, casou-se com Iracema Domingos, com quem teve os filhos José, Arthur, Amélia, Maria Aparecida, Antonio, Benjamim e Elvira.

Em 1931, o Parada regeu diversas Bandas Musicais na região de Jardinópolis.

Em 1933, ingressou no exército, na cidade de Pirassununga e, no ano seguinte, foi promovido a músico de 1ª classe, correspondente ao posto de 1º sargento.

Conquistou o posto de contra-mestre em 1935 e requisitado para uma Banda de Música do Estado Maior do Exército, partiu para o Rio de Janeiro, em 1936.

Em 1937, completou uma escolta em Itapetininga, no 5º Batalhão de Caçadores, com a Banda de Música Escolta do Comando Geral, em campanha no sul do país.

Ainda em Itapetininga, em 1938, solicitou baixa do Exército, no posto de 1º sargento Contra-Mestre de Bandas Militares.

Convidado pelo Prefeito de Pirassununga, alí fixou residência em 1939, para reorganizar e reger a Corporação Musical Pirassununguense. Durante dois anos também lecionou música no Colégio Estadual e Escola Normal daquela cidade.

Nessa mesma época freqüentou o Instituto Musical de São Paulo, tendo como professores os maestros João Baptista Julião e Savino de Benedictos, diplomando-se em Música e Canto Orfeonico.

Em 1945 e 1946, ministrou aulas em escolas particulares próprias. Retornou ao Magistério oficial do Estado em 1947 no Ginásio Estadual de Matão, para lecionar música e canto orfeônico.

Ingressou no Magistério Secundário em 1949, efetivando-se na Escola Normal e Ginásio Estadual de Descalvado.

Foi o primeiro diretor do Ginásio Estadual de Porto Ferreira, hoje Washington Luiz em 1954, designado pela Secretaria da Educação.

Designado para dirigir o Ginásio Estadual "Deputado Eduardo Nasser", na cidade de Matão, em 1965, permaneceu alí até sua aposentadoria.

Rubens Parada foi depois professor de Prática de Orquestra e Percepção, no Conservatório Musical "Cacilda Becker" de Pirassununga e Presidente da Corporação Musical Santa Cecília de Porto Ferreira.

Era ele de sensibilidade extraordinária. Bastava que assobiassem ou cantarolasse uma melodia, com maior facilidade ele fazia a composição.

O Hino Oficial de Porto Ferreira é de sua autoria, com letra do professor José Eugênio Colli.

É também autor do Hino Oficial de Araras, vencendo concurso de que participaram 21 compositores. É autor do Hino do Sesquicentenário de Pirassununga e deixou muitas composições belíssimas.

Foi vereador em Porto Ferreira de 1963 a 1968 e pelos serviços prestados à nossa terra, recebeu o "Título de Cidadão".

Rubens Parada casou-se em segundas núpcias com Maura Brasil e, dessa união, nasceram quatro filhos: Rosemary, Rubens Tadeu, Luis Antonio e Meire Odete.

Estivemos na casa de Parada conversando com dona Maura e Luis Antonio. Lembramos com saudade o querido amigo e, na sala, cercado de tantos diplomas, taças, medalhas, mimos, cartões de prata, batutas e menções honrosas, sentimos sua presença.

Quanta beleza Parada legou para a posteridade.

Um mundo de composições musicais.

Faleceu no dia 11 de fevereiro de 1981.

Tinha verdadeira adoração por sua protetora Santa Cecília, que o iluminava sempre, dando-lhe inspiração e, por certo, guiou seus passos para se aproximar de Deus...

Topo
Próxima
Próxima
Historiador | Enviar Matérias | Contato
© Copyright by tutti
2004 / 2011
Byt3 Propaganda