Porto Portal
NOSSA HISTÓRIA, NOSSA GENTE.
PORTOPORTAL.COM.BR
  Brasil  Porto Ferreira - SP
HomeHistoriadorEnviar MatériasArquivos Contato

NELSON PEREIRA LOPES

 

Nascido em São Paulo, Capital, no dia 13 de Setembro de 1904, à rua do Hipódromo nº1 , bairro do Brás, filho de Florêncio Pereira Lopes e de dona Odília Cardoso Lopes.

Foi admitido em 4 de Outubro de 1919 na Estrada de Ferro Sorocabana, exercendo as funções de escriturário.

Em 23 de Setembro de 1926 casou-se com Herminia Fernandes.

Em Março de 1927 veio residir em Porto Ferreira, passando a trabalhar no armazém de seu sogro, Joaquim Fernandes de Carvalho. Em 5 de Junho de 1928 foi nomeado, pelo então Presidente do Estado de São Paulo, Julio Prestes, para as funções de Escrivão do Cartório do Registro Civil de Porto Ferreira, cargo que exerceu até o dia 17 de Maio de 1938, quando de sua nomeação pelo então Interventor Federal do Estado de São Paulo, Adhemar de Barros, para dirigir os destinos de Porto Ferreira, como Prefeito Municipal.

Como Prefeito, muito trabalhou para o engrandecimento desta terra que muito amou, destacando-se na batalha contra a malária, conseguindo nesse sentido o Posto de Profilaxia da Malária, trazendo para esta cidade um médico, Victor Homem de Mello, enfermeiros e muitos outros funcionários que por alguns anos aqui permaneceram e que muito fizeram, exterminando assim o terrível mal que aqui assolava com grande intensidade.

Nelson Pereira Lopes também exerceu o cargo de Escrivão de Policia e de Secretário da Junta de Alistamento Militar e Eleitoral desta cidade.

Em 9 de Julho de 1932, quando eclodiu a revolução constitucionalista, foi um grande batalhador em pról desta causa, tendo com grande esforço e entusiasmo formado um grupo de amigos e com eles seguiu para São Paulo, onde ingressou no Batalhão Rio Grande do Norte como voluntário, o qual operou no setor leste, de Julho a Setembro de 1932, tendo alcançado o posto de sargento no referido batalhão. Vitimado por insidiosa moléstia, veio a falecer, ainda em sua gestão como Prefeito, no dia 19 de Julho de 1940.

Deixou esposa e os filhos Neyde, Nilson e Nelson.

MALARIA:

Ainda sobre este importante problema sanitário, deve Porto Ferreira, a Nelson Pereira Lopes todas as obras de saneamento da várzea do Mogi Guaçu e de outros pontos de proliferação de mosquitos.

Graças às providências tomadas junto às autoridades estaduais e com a colaboração da Prefeitura, foram executadas obras de pequena e grande hidráulica, combatendo-se, desse modo, os maiores fócos do transmissor malárico (anofele).

DIVISAS DO MUNICÍPIO:

Em sua gestão como Prefeito foram revistas as divisas do município, conseguindo realizar novas demarcações entre Porto Ferreira - Santa Rita do Passa Quatro e Porto Ferreira - Descalvado aumentando, assim, a área territorial de nosso município.

ATRIBUTOS PESSOAIS:

Espírito bem formado, alegre e humano, participava de todas as festividades que se realizassem em nossa terra, fossem cívicas ou populares, emprestando a elas um colorido especial, contagiando a todos com vibrações de entusiasmo.

Nunca deixou, por sua vez, de correr ao encontro daqueles que em momentos de infortúnio, necessitassem das palavras de estímulo e de gestos amigos e confortadores.

Topo
Próxima
Próxima
Historiador | Enviar Matérias | Contato
© Copyright by tutti
2004 / 2011
Byt3 Propaganda