Porto Portal
NOSSA HISTÓRIA, NOSSA GENTE.
PORTOPORTAL.COM.BR
  Brasil  Porto Ferreira - SP
HomeHistoriadorEnviar MatériasArquivos Contato

DR. NICOLAU DE VERGUEIRO FORJAZ

 

Filho de Djalma Forjaz e de Lúcia de Vergueiro Forjaz, nasceu a 19 de abril de 1914, em São Paulo Capital.

Fez os estudos primários na Escola Caetano de Campos a Escola da Praça, em São Paulo, de 1922 a 1926, completando o curso secundário no Ginásio do Estado, em 1932.

Formou-se engenheiro civil pela Escola Politécnica, da Universidade de São Paulo, em 1937, em cujo instituto participou de várias diretorias e cargos no seu Grêmio Estudantil.

Sua vida empresarial se liga, principalmente, à Cerâmica Porto Ferreira S.A., na qual exerceu os cargos de Assistente da Diretoria, de 1933 a 1937; de Superintendente, nos períodos de 1937 a 1959 e de 1962 a 1967, passando a exercer o cargo de Presidente Executivo a partir de 1968.

Com a criação do Conselho de Administração da empresa, passou ao exercício de sua presidência, a partir de 1977.

Paralelamente aos encargos na Cerâmica, Nicolau de Vergueiro Forjaz administrou a Fazenda Três Lúcias em Santa Rita do Passa Quatro, cidade vizinha a Porto Ferreira, de 1954 a 1959; foi diretor da Cerâmica Artística Forjaz S.A., de 1954 a 1965; gerente da CAPRI - Pisos e Revestimentos Ltda., no mesmo período, nessas empresas de Porto Ferreira. A Transportadora São Simão, da cidade do mesmo nome, o teve como gerente, de 1965 a 1967.

Quando da Revolução de 1932, integrou o Corpo Central de Granadeiros, no posto de 1º Tenente, na defesa da legalidade, defendida por São Paulo.

Cidadão Honorário de Porto Ferreira, título outorgado pela Câmara Municipal, em 1967, constitui-lhe justa homenagem por sua vida pública nesta comunidade, seja na gestão como Prefeito Municipal, de 1943 a 1944, seja na participação no Legislativo Municipal, como Vereador e Presidente. De assinalar-se, também, sua contribuição, como engenheiro e voluntário, na construção, ampliação ou reforma de hospital, igrejas, escolas, centros culturais e como Mesário do Hospital Dona Balbina, da Santa Casa de Misericórdia desta cidade, desde 1940.

Como homem de empresa, Vergueiro Forjaz tem extenso papel, de destaque junto à Associação Brasileira de Cerâmica, da qual foi fundador, diretor e membro de seu conselho, desde a fundação, em 1954, e a qual presidiu no ano de 1964. Desde abril de 1976 é Sócio Honorário da entidade; foi um dos fundadores do Instituto Mauá de Tecnologia, de que participou do Conselho Diretor, de 1961 a 1965, indicado pelo Instituto de Engenharia de São Paulo, integrou o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA, da 6ª Região, no período de 1960/61; fundador e 1º Presidente e Presidente de Honra, do Consórcio de Apoio Logístico à Exportação dos Produtos de Cerâmica - CONCER (1982/83); fundador membro da administração, desde a fundação, do Sindicato da Indústria da Cerâmica de Pó de Pedra, da Porcelana e da Louça de Barro no Estado de São Paulo - SINDILOUÇAS, tendo recebido o título de Presidente de Honra desse órgão sindical em 23/6/1987.

Na condição de engenheiro, o empresário ferreirense foi, também, consultor de diversificadas empresas, notadamente as de mecânica de precisão, de componentes para a indústria automobilística, de cerâmica branca e refratária, de tubos rígidos de PVC, etc.

Participou e participa de vários organismos, com sede no exterior, da indústria cerâmica, entre as quais a Americana Cerâmica Society (Ohio-E.U.A.), Asociación Técnica Argentina de Cerâmica (Bs.As.Argentina); Comité de la Indústria Cerâmica Latino americana (Bogotá-Colombia); British Cerâmica Society (Stoke-on-Trent - Inglaterra); Societá Italiana per la Cerámica (Bolog­na-Itália); Asociación Colombiana de Ceramistas (Bogotá-Colombia). É membro do Instituto de Engenharia de São Paulo, da Associação dos Diretores de Venda do Brasil, do Jockey Club de São Paulo, Sócio Honorário do Club Rotário de Porto Ferreira, além de participar de sociedades recreativas, culturais e beneficentes, nesta cidade ou em outras comunidades do Estado.

Dentre as distinções recebidas pelo empresário destacam-se a Comenda da Imperatriz Leopoldina e a Medalha Pero Vaz de Caminha outorgadas, respectivamente, pelo Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e pelo Instituto Histórico e Cultural de São Paulo.

Entre os estudos pós-universitários cumpridos por Nicolau de Vergueiro Forjaz contam-se cursos de Alta Administração, Economia, Finanças, Organização, Tecnologia, Ensino e matérias correlatas; participação em ciclo de estudos sobre Segurança Nacional, promovido pela ADESG, em Porto Ferreira, em 1971. Por força de suas atividades profissionais, esteve várias vezes no exterior, em trabalho de observação, de elaboração ou de pesquisa.

Publicou vários trabalhos, resultado de palestras, conferências e participação em simpósios relativos à tecnologia, ensino e fiscalização do exercício profissional do engenheiro, administração empresarial etc.

Casado com Jandyra Vianna (falecida em 29/8/1990), teve os filhos Nicolau (falecido em 31/5/1994) e Lúcia Forjaz Correa de Toledo.

Topo
Próxima
Próxima
Historiador | Enviar Matérias | Contato
© Copyright by tutti
2004 / 2011
Byt3 Propaganda