Porto Portal
NOSSA HISTÓRIA, NOSSA GENTE.
PORTOPORTAL.COM.BR
  Brasil  Porto Ferreira - SP
HomeHistoriadorEnviar MatériasArquivos Contato

JOÃO TEIXEIRA

 

João Teixeira, filho de Antonio Teixeira e de Josefina Sarti, nasceu em Porto Ferreira, na Fazenda Rio Corrente, em 5 de março de 1909.

Em 1917 iniciou o curso primário, sendo levado pela mão por seu colega Benedito A. Miziara, que já cursava nessa época o 4º ano. Deixou o grupo em 1921 e, em 1923, iniciou o curso complementar (ginásio), na Escola Normal de Pirassununga. Fez o curso Normal na mesma escola e, ao mesmo tempo, cursou a Faculdade de Farmácia e Odontologia em Piracicaba, formando-se em 1929 como Dentista e em 1930 como Professor.

Logo após ter-se formado substituiu por uns meses no G.E. "Sud Mennucci" e, logo em seguida, prestou o primeiro concurso para ingresso no Magistério Primário que houve no Estado de São Paulo. Tendo sido aprovado, escolheu a Escola do Bairro Barra do Chapéu, em Apiaí.

Porém, dadas as dificuldades de transporte para chegar até a escola, solicitou ao Diretor Geral do Departamento de Educação, naquela época nosso contemporâneo Prof. Lourenço Filho, sua transferência para a recém criada Escola Masculina de Rancharia. Por esse motivo ele considerava esta como sua primeira escola, onde tomou posse em 19 de junho de 1931.




Em 13 de maio de 1932 foi instalado o Grupo Escolar de Rancharia, pois antes a escola funcionava em uma sala de uma casa particular, em caráter precário. Graças a uma série de iniciativas de João Teixeira é que Rancharia conseguiu o seu grupo escolar, com quatro professores e um servente, sendo João Teixeira seu primeiro diretor. Aí exerceu as funções durante três anos e meio, quando então foi removido por concurso para o Grupo Escolar "Luiz Barreto", em Olímpia. Nessa época conheceu Dagmar Aredes Carvalho, com quem se casou em 1937. Dessa união nasceram os filhos Dalva e Renato.

Estudou também no curso de Guarda-Livros, na Escola Livre de Comércio de Rio Claro.

Em 1935 assumiu a direção do Grupo Escolar de Porto Ferreira, hoje EEPG "Sud Mennucci", permanecendo no cargo até 1959. Após esta data, João Teixeira foi nomeado, por concurso, Inspetor Escolar, exercendo a função na Delegacia de Ensino Elementar de Ribeirão Preto, onde se aposentou em Outubro do mesmo ano.

João Teixeira sempre foi amante da política, atividade que lhe permitiu melhoramentos para sua terra. Fez parte das comissões para construção do Ginásio Industrial "Washington Luiz", para criação do Grupo Escolar "José Gonso" e a criação da Comarca.

Foi diretor da Corporação Musical Santa Cecília, colaborando na aquisição do terreno para a construção do prédio da entidade.

Fez parte da diretoria do Porto Ferreira Futebol Clube, e o idealizador do Aeroclube da cidade. Em 1945, sem ônus para a prefeitura, projetou e dirigiu a construção do jardim público da Praça Cornélio Procópio e, em 1946, coordenou a edição da revista do "Cinqüentenário de Porto Ferreira".

Foi prefeito, nomeado pelo então governador Adhemar de Barros, de 1948 a 1949, ocasião em que conseguiu a instalação do Centro de Saúde e muitas outras obras.

Em 1962 foi convidado para dirigir o Colégio Comercial Municipal de Porto Ferreira, no mesmo ano de sua criação, exercendo essa função por vários anos.

Em 1967 João Teixeira recebeu a homenagem que considerou a mais bela de toda sua vida. No Dia do Professor daquele ano, recebeu o título de Cidadão Ranchariense de seus ex-alunos e da Câmara Municipal de Rancharia, por ter sido o primeiro professor daquela cidade e por muitos serviços ali prestados.

O prof. João Teixeira faleceu em Porto Ferreira, em 7 de Novembro de 1990.

A Delegacia de Ensino de Porto Ferreira e o CAIC tem seu nome.

Topo
Próxima
Próxima
Historiador | Enviar Matérias | Contato
© Copyright by tutti
2004 / 2011
Byt3 Propaganda