Porto Portal
NOSSA HISTÓRIA, NOSSA GENTE.
PORTOPORTAL.COM.BR
  Brasil  Porto Ferreira - SP
HomeHistoriadorEnviar MatériasArquivos Contato

ANNIBAL MONTEIRO TEIXEIRA DE CARVALHO

 

Descendente de tradicional família paulista (bisneto do Visconde de Guaratinguetá), Annibal Monteiro Teixeira de Carvalho nasceu na Rua Direita, na Capital, a 30 de março de 1896. Era filho de João Teixeira de Carvalho e de Glória Monteiro de Carvalho.

Cursou o 1º grau no Colégio São Bento e o superior na Universidade de São Paulo.

Em 1923 casou-se com a gaúcha Sibylla Dorneles e dessa união nasceram Yzar, João, Ada e Sérgio.

Yzar é casada com Gilberto Rodrigues Xavier; João casou-se com Zaiz Hormain, que são pais de Sérgio Arthur e João Annibal; Ada, casada com Evaldo Silveira Dorneles, pais de Vânia e Sebastião.

O filho de Anibal, Sérgio (falecido), foi vereador em nossa Câmara Municipal, casado com Elza Franco de Carvalho, e são pais de Sérgio (falecido), Ivan, Enio e Sibylla.


Em 1930, a família deixou a Capital e veio para Santa Rita do Passa Quatro, fixando residência na fazenda Cascata, de propriedade do pai de Annibal.

Foi por volta de 1943 que em Porto Ferreira compraram terras de José Michelan, Jorge João e do espólio de Antonio José Ribeiro.

Venderam as terras em Santa Rita do Passa Quatro, onde é hoje o hospital psiquiátrico, e vieram para Porto Ferreira.

Em 1950, lotearam parte das terras compradas em nosso município, surgindo Vila Sibylla, com suas ruas largas, praças e todos os melhoramentos exigidos na época. O bairro recebeu o nome da dedicada esposa e mãe tão querida.

Era um arrojado empreendimento, numa época tão difícil, mas tudo deu certo, marcando para sempre o resultado de um trabalho feito com seriedade.

Annibal Monteiro Teixeira de Carvalho por duas vezes substituiu o Delegado de Polícia da cidade, por volta de 1951. Foi vereador no período 1949/1951 e Presidente da Câmara Municipal em 1949.

Foi também um dos fundadores da Bolsa de Valores Imobiliários de São Paulo e por vários anos um de seus corretores.

O loteamento do Jardim Annibal também foi feito por ele. Annibal deixou o conforto da cidade grande, e com muita fé e coragem realizou o que parecia impossível naqueles dias. Incentivou nós ferreirenses a nos prepararmos para uma nova era que se avizinhava.

Mostrou aos filhos e a todos nós, que por mais árdua que seja a luta, consegue-se a vitória com perseverança e lealdade.

Vila Sibylla e Jardim Annibal, são exemplos do trabalho planejado dessa família que, por opção, tornou-se ferreirense.

Annibal Monteiro Teixeira de Carvalho faleceu nesta cidade em 20 de julho de 1984.

Topo
Próxima
Próxima
Historiador | Enviar Matérias | Contato
© Copyright by tutti
2004 / 2011
Byt3 Propaganda