Porto Portal
NOSSA HISTÓRIA, NOSSA GENTE.
PORTOPORTAL.COM.BR
  Brasil  Porto Ferreira - SP
HomeHistoriadorEnviar MatériasArquivos Contato

JOAQUIM COELHO FILHO

 

Natural de Descalvado. Nasceu no dia 1º de Janeiro de 1918, Filho de Joaquim Coelho e D. Antonia Coelho.

Fez seus estudos primários no Grupo Escolar Cel. Augusto Franco, de Leme. Terminado este curso foi aprender o ofício de relojoeiro e depois de alfaiate.

Por volta de 1930 foi para São Paulo. Nesta cidade continuou a exercer as profissões de relojoeiro e alfaiate, mas trabalhou também como colchoeiro, tintureiro, auxiliar de escritório e vendedor.

Voltando para a cidade de Leme, trabalhou com seu pai na Fazenda Montevidéu, que fornecia lenha para a Cia Paulista de Estrada de Ferro e mais tarde nesta mesma cidade abriu uma fábrica de refrescos Refrescos Tupi de sociedade com o sr. Arlindo de Godoy.

Posteriormente foi para Santa Cruz das Palmeiras onde comercializava lenha, algodão, açucar, café, etc. Nesta mesma cidade recebeu um convite, do qual aceitou, do Sr. Nestor Nogueira Correia , para transportar o leite de sua fazenda para o Posto da Nestlé em Porto Ferreira. Joaquim Coelho Filho já gozava de grande prestígio na região, e graças à isso foi possível conseguir o transporte de leite de outras fazendas, formando assim a primeira rede coletora de leite de Palmeiras a Porto Ferreira.

Em 1948 foi construído em Palmeiras um posto receptor da Nestlé, que recebia o leite das fazendas. Vendo que o transporte de leite interfábricas através de latões vinha prejudicar as qualidades do produto e encarecer o frete, houve por bem ir até Araras, na Fábrica da Nestlé, e sugerir ao Sr. Rudolf Streit, diretor técnico da Cia naquela época, que o transporte fosse feito em tanques isotérmicos.

Por coincidência, a Cia. já estudava tal sistema; colocou-o em prática, possibilitando assim um maior e mais rápido transporte de leite entre os municípios de Santa Rita, Porto Ferreira, Palmeiras e Araras. Com a construção da Fábrica da Nestlé em Porto Ferreira, foi convidado a fazer todo o transporte do leite dos vários postos para a fábrica, criando assim a EMPRESA DE TRANSPORTES COELHO FILHO LTDA.

Por volta de 1954 mudou-se para Porto Ferreira.

Em nossa cidade, além de cuidar de sua empresa de transportes foi prefeito por duas gestões, 1960/1963 e 1969/1972, tendo proporcionado inúmeros benefícios a Porto Ferreira como Agência do INPS, perdida na gestão posterior, Agência do Banco do Brasil, Instalação da Comarca, Assistência Municipal, Colégio Comercial, Paço Municipal, Telefone Automático, Prédio do Correio, Casa da Lavoura, Grupo Escolar "Pedrina Pires Zadra", Escola Normal, Prédio da Caixa Econômica Estadual, centenas de quilômetros de água e esgoto, início do asfalto, arborização, etc.

Foi o primeiro a receber o título de "Cidadão Ferreirense". Sócio fundador do Clube de Campo das Figueiras, foi também sócio da Radio Primavera e Conselheiro do P.F.F.C. Casado com D. Antonieta Pires de Moraes, são os pais de Marisa, Márcia e Joaquim Coelho Neto.
Topo
Próxima
Próxima
Historiador | Enviar Matérias | Contato
© Copyright by tutti
2004 / 2011
Byt3 Propaganda