Porto Portal
NOSSA HISTÓRIA, NOSSA GENTE.
PORTOPORTAL.COM.BR
  Brasil  Porto Ferreira - SP
HomeHistoriadorEnviar MatériasArquivos Contato

HERÓI ANÔNIMO HONRA PORTO FERREIRA

 

Dorivaldo Américo da Silva

A Segunda Guerra Mundial teve início com a invasão denominada "BLITZRIEG" pelas tropas militares alemãs determinadas por Adolf Hitler chefe de governo contra a Polônia a 1º de Setembro de 1.939. Em 22 de junho de 1.941 era a vez da URSS (UNIãO DAS REPUBLICAS SOCIALISTAS SOVIÉTICAS) ser invadida pelos germânicos. O ataque à capital Moscou deu-se às 3:40 horas, tomando de surpresa os russos.

O comando alemão desejava tomar a URSS antes que os Estados Unidos entrassem na guerra. Como a Inglaterra e a França ajudavam a Polônia contra a invasão nazista, logo os Estados Unidos da América, juntando-se a seus aliados (inclusive o Brasil) declarou guerra contra o chamado Eixo: Alemanha, Itália e Japão em favor da Rússia. Americanos e ingleses desembarcaram no Norte da África no dia 8 de novembro de 1.942. No dia 6 de junho de 1.944 desembarcaram na Normandia, França. Os ingleses concentravam-se nas selvas asiáticas contra os japoneses, enquanto os americanos no Oceano Pacífico também contra os nipônicos, procurando capturar ilhas e mais ilhas em combates naval.

Enquanto isto acontecia, o Brasil desembarcava com a Força Expedicionária Brasileira na Itália. Nada menos que três cidadãos ferreirenses estavam engajados na F.E.B. - Celso Miranda Salgueiro e os irmãos Antônio (Tonico) e José Aparecido Barbosa de Lima, que foram nascidos e criados na fazenda Santa Ritinha, no nosso município, e trabalhavam como domadores de animais e apresentaram-se como "VOLUNTARIOS" ao Comando Geral do Exército em São Paulo, isto é, com exceção de Celso Miranda Salgueiro (hoje patrono de uma rua do bairro Alto do Serra D'Água).

Na Itália permaneceram por pouco mais de um ano. "Zé Barbosa" como era conhecido, pertencia ao 1º Esquadrão da F.E.B. Ao dirigir um "jeep" esmagou uma granada (mina explosiva) e ficou bastante ferido e o veículo destruído; foi socorrido pela Cruz Vermelha Italiana a qual, de Nápolis encaminhou-o para os Estados Unidos com graves ferimentos na cabeça. Antes, esteve em Ospedato, Itália, localidade onde encontrou-se com Celso Miranda Salgueiro, que pertencia à Companhia de Canhões Anti-Combate.

O irmão, Antônio (Tonico) Barbosa de Lima pertencia ao Esquadrão Anti-Tanque da Tropa de Reconhecimento. A maior batalha desenvolvida pelos nossos pracinhas na Itália aconteceu num morro conhecido por "MONTE CASTELO" com grandes baixas de ambos os lados. A aviação americana cuidou de bombardear o alto do "MONTE CASTELO", desalojar o inimigo e só assim sermos vencedores na sangrenta luta. O general, Mascarenhas de Morais comandava o Brasil.

Encerrado o conflito com a Rendição Incondicional da Alemanha a 07 de maio de 1.945, com o general alemão, Gustavo Jodt assinando o ditoso documento exigido pelos aliados nossos heróis, os pracinhas brasileiros, tiveram sua volta ao Brasil. As autoridades ferreirenses organizaram uma bonita recepção aos três: Celso Miranda Salgueiro, Antônio e Aparecido os quais desembarcaram na estação ferroviária num domingo, por volta das 14 horas e uma grandiosa festa seria então realizada, até o cair da noite, ao recinto da Câmara Municipal e, posteriormente, na praça "CORNÉLIO PROCOPIO" com a banda musical "SANTA CECILIA" abrilhantando.

Antônio (Tonico) e José Aparecido Barbosa de Lima eram filhos de Júlio Barbosa de Lima e de dona Sebastiana Egídia das Dôres de Lima. Aparecido José Barbosa de Lima nasceu a 30 de agosto de 1.922 e faleceu no dia 02 de dezembro de 1.988 no hospital Da. Balbina onde se achava internado. Está sepultado no cemitério novo de Porto Ferreira, assim como desejava, pois não queria que seus restos mortais ficassem noutras plagas. Deixou a família em Fortaleza, Ceará, de onde saiu aposentado como funcionário da Secretaria da Fazenda segundo consta a fim de terminar seus dias na sua cidade natal.

Chegou a ser auxiliar do senhor Pascoal Salzano, quando era jovem, ao assentamento de guias de sarjetas em nossa cidade.

José Aparecido Barbosa de Lima, o Herói Anônimo, que honrou Porto Ferreira defendendo nossa pátria na Segunda Guerra Mundial, acha-se sepultado na quadra número 12 do jazigo 520, na terceira carneira, bairro Alto do Serra D'Água.

Topo
Próxima
Próxima
Historiador | Enviar Matérias | Contato
© Copyright by tutti
2004 / 2011
Byt3 Propaganda