Porto Portal
NOSSA HISTÓRIA, NOSSA GENTE.
PORTOPORTAL.COM.BR
  Brasil  Porto Ferreira - SP
HomeHistoriadorEnviar MatériasArquivos Contato

PORTO FM 106.9

 

No ar, imponente e exuberante a Porto FM. 106.9 relata no Centenário de nossa terra, um pouco de sua história.

Há aproximadamente um decênio, Dr. Dorival Braga associava-se a Nelson Sebastião de Freitas, com o propósito de fazer com que cruzassem os ares do município e região, as emissões de uma nova rádio.

Consideraram, para tanto, que os processos de industrialização e urbanização do município e de seus vizinhos, determinavam como necessidade inadiável e como conquista cultural de nosso tempo, a expansão desse sistema de comunicação, como forma de estender a todos os cidadãos os benefícios que geram, contemplando-os como participantes da vida moderna.

Assim, a 08/09/87, Dorival Braga, no exercício do cargo de Prefeito Municipal, encaminhava ao Ministério de Comunicações, como sócio cotista da entidade denominada Rádio Ferreirense Ltda., petição devidamente fundamentada, solicitando a abertura de Edital, para recebimento de propostas, objetivando a execução e exploração do Serviço de Radiodifusão Sonora, em FM. no município de Porto Ferreira.

Diante do requerido o Diário Oficial da União, datado de 05/09/88, publica o Edital nº 274/88.

Ao processo licitatório, decorrente desse Edital de Concorrência, acorreram 09 (nove) entidades interessadas e, após o exame e tramitação do expediente na Câmara dos Deputados, houve manifestação favorável à aprovação do ato que outorga permissão à Rádio Ferreirense Ltda., para exploração do serviço de radiodifusão sonora, tendo o Deputado Relator José Elias Moreira, elaborado o necessário decreto legislativo, encaminhando-o ao Congresso Nacional.

Pela Portaria nº 200 de 25/10/89, do Ministério das Comunicações, confirmou-se a outorga de permissão, esclarecendo-se que tal decisão, somente produziria efeitos legais, após deliberação do Congresso Nacional, o que veio a ocorrer em data de 20/03/91, com a edição do Decreto Legislativo nº 88/91.

Finalmente, em 05/06/92, instalada provisoriamente na Estância Panorâmica, ao lado da Vila Real, mais uma estrela do firmamento radiofônico, começava a brilhar no Município e região, apresentando acervo musical da melhor qualidade, com programação jornalística, esportiva, política, cultural e social.

A emissora esteve fora do ar durante o período de 04/08 a 10/09/93, para adequação de equipamentos e solução de problemas de ordem técnica.

A 11/09/93, para gáudio da família ferreirense e dos assíduos sintonizadores da região, a Porto FM. ressurge mais vigorosa e promissora. Ficava evidente que voltava para ficar.

Seus diretores procuraram ajustar-se com mais segurança face às contingências e aos embates da vida na coletividade.

Suas idéias, ideais, sentimentos e o pensamento acabaram por conduzí-los a uma elevação que lhes permitiu tomada de posições no tempo e no espaço.

Aliados a seus dedicados funcionários, formou-se um grupo de ação renovadora que não se retraiu, nem se retirou, senão para se fortalecer e, quando todos o supunham ausente, surgia para a luta com energia insuspeitada, transformando-se em força coletiva.

Foi com essa determinação que cresceu, procurou se adaptar e se sustentou sem receio, sobre suas próprias dificuldades.

A partir de 1995, instala-se com moderníssimo estúdio de transmissão e de gravação, sito à Rua São Sebastião, em pleno coração da cidade, demonstrando que toda crise acaba por se constituir num ponto de chegada e, ao mesmo tempo, em ponto de partida para o encontro de respostas aos desafios que lhes foram lançados.

Em síntese, essa é a história do nascimento ao quatriênio de existência da Porto FM. e que neste ano de 1996, rejubila-se com todos os descendentes e amigos de Porto Ferreira pelo Centenário de sua emancipação e pela tradição que encerra traços indeléveis de exemplo sadio e de saudade sublime.

Dedicamos nossa respeitosa homenagem aos que nos deixaram, pois o município tambémé constituído dos mortos que o fundaram e por ele lutaram e pelos vivos que têm o indeclinável dever de mantê-lo soberbo.

E, pela magnitude da data, nossa reverência à estância de seu hino:

"Salve ó Porto Ferreira da esperança!

Deus conserve bons fados para ti,

que hás de ser, hoje e sempre, na pujança,

a capital do Vale do Mogi!

Se teus filhos te elevam na conquista,

é que, a seiva paulista, vibra em ti.

Parabéns e esteja ciente de que estaremos no ar, como

SENTINELA ETERNA DE SUA GRANDIOSIDADE.

Topo
Próxima
Próxima
Historiador | Enviar Matérias | Contato
© Copyright by tutti
2004 / 2011
Byt3 Propaganda