Com o nome de Córrego do Corisco, o rio Moji Guaçu, nasce no município de Bom Repouso* em Minas Gerais, no Morro do Curvado, a uma altitude de 1510 metros. Só após percorrer cerca de 20 quilômetros em seu leito sinuoso, recebe o nome de rio Moji Guaçu em Tocos do Mogi, povoado com 2.500 habitantes. Percorre 95,5 quilômetros em terras de Minas Gerais e através de uma garganta atravessa a Serra da Mantiqueira.
Em terras de São Paulo percorre 377,5 quilômetros, completando a extensão de 473 quilômetros, com leito de rocha diabásica.
Corta nosso município ao meio, no sentido Sudoeste-Noroeste, percorrendo cerca de 21 quilômetros nas divisas.
O nome Moji Guaçu, formado com palavras originais da língua indígena, com o significado de "Rio da Cobra Grande", abriga em suas águas grande variedade de peixes.
Mesmo com o desmatamento de suas barrancas e a poluição a que vem sendo submetido, o Rio Moji Guaçu ainda é muito piscoso.
Diminuído o volume do manancial, os cardumes que todos os anos sobem durante as piracemas já não contam com mandiguaçu, pacu e piracanjuba, peixes mais saborosos.
Segundo a memória registra, duas grandes enchentes do rio Moji Guaçu marcaram época. A primeira, em Janeiro de 1929, foi comentada durante o passar dos anos, até que houve outra maior em fevereiro de 1970, quando o rio subiu sete metros e sessenta centímetros acima de sua altura normal, com tão forte correteza que solapou o barranco da margem direita, fazendo aparecer os alicerces da antiga ponte de madeira construída em 1879 e demolida após a construção da ponte metálica, em 1913.
Outra grande enchente aconteceu em fevereiro de 1995, sem, contudo, atingir as proporções das duas anteriores.
Com a expansão de nossa cidade, hoje o Rio Moji Guaçu atravessa a zona urbana, a 550 metros próximo à avenida 24 de Outubro, onde se localiza a antiga estação ferroviária. Grande parte da água consumida pela nossa população é dele retirada, tratada e distribuída.
É explorada a extração de areia, e há muitos anos também o pedregulho, que foi substituído por pedra britada na concretagem das construções.
O rio Moji Guaçu é um dos principais pontos turísticos de nosso município.
Sua ponte de metal é de rara beleza reinando sobre as águas mansas, antes orlada por ingazeiros, goiabeiras, jatubazeiros e pelo imenso verde onde havia mil espécies de aves e animais.
* Bom Repouso conta com uma população em torno de 8.500 habitantes. Município desde 12/12/1953, quando político e administrativamente foi desligado da Comarca de Cambuí.
|