Porto Portal
NOSSA HISTÓRIA, NOSSA GENTE.
PORTOPORTAL.COM.BR
  Brasil  Porto Ferreira - SP
HomeHistoriadorEnviar MatériasArquivos Contato

CARLOS FENILI

 

A 14 de novembro de 1890 o "Regina" atracava no porto de Santos, com imigrantes italianos que vinham auxiliar na construção do tão sonhado país. Consigo traziam a coragem para os dias que sabiam ser difíceis.

Alexandre Fenili, com a esposa, Maria Gentile, e os filhos Egisto, Máximo e Carlos também haviam desembarcado nesse dia e dali vieram diretamente para Porto Ferreira, que despontava com promessa de rápido progresso. Agostinho, filho mais novo do casal, nasceu aqui.

Carlos Fenili, ao completar 7 anos de idade, ingressou na escola particular de Porto Ferreira, tendo aprendido as primeiras letras com o bondoso David Zadra, austríaco que também escolheu nossa terra para ser sua.

Com 13 anos Carlos entrou como aprendiz na farmácia de Urbano Romano Meirelles, situada na hoje avenida 24 de Outubro, onde é o hotel Nice. Foi aí que sentiu o despertar para a profissão que abraçou com muito amor e dedicação.

Decidindo estudar, em 1921, com 23 anos de idade, recebeu o diploma de "Oficial de Farmácia", conferido pela Diretoria Geral do Serviço Sanitário do Estado de São Paulo.

Nessa ocasião, a farmácia já funcionava em prédio próprio na Rua João Procópio Sobrinho, 100, onde depois e por muitos anos foi a Casa São Paulo, loja de Antonio Elias.

Com o desejo de ser farmacêutico formado, Carlos Fenili ingressou na Escola de Farmácia e Odontologia de Itapetininga.

Recebeu diploma três anos depois, no dia 30 de março de 1928, aos quarenta anos de idade.

Querido por ser bom, respeitado pela inteligência e admirado pelo bom papo, fazia da Farmácia Meirelles local de reunião de nossos intelectuais.

Ali seus amigos °lvaro de Góes Valeriani, Erlindo Sal­zano, Antonio Teixeira, Horácio de Moraes Dias, Frederico Puls, José Américo da Silva, Francisco Denunci, seu irmão Máximo e tantos outros falavam sobre literatura, política, música, teatro e tantos assuntos que rolavam nas animadas "prosas".

Carlos foi também substituto de nosso delegado de Polícia.

Em 18 de abril de 1929 casou-se com a ferreirense Rosa Faggian. Foram morar na casa pegada à farmácia.

Do casamento nasceram os filhos Ronaldo, casado com Darci Pinto, pais de Evânia Maria e Carlos Alcides; Robélia, casada com Antonio Fraianelli, pais de Viviana e Vanessa; Ronisa, casada com Manoel Peres Lopes (falecido), pais de Carlos Manoel, Arturo José e Roberto Luís; Roselda, casada com Paschoal Gentil Neto, pais de Raquel.

Em 1933, Carlos Fenili passou a ser sócio de Nelson Meirelles e quase toda nossa população servia-se da Farmácia Meirelles, procurando "sêo" Carlos Fenili, que manipulava muitos medicamentos, o que era comum naquela época, e aviava com muita presteza receitas do Dr. Carlindo Valeriani, então o único médico na cidade.
Topo
Próxima
Próxima
Historiador | Enviar Matérias | Contato
© Copyright by tutti
2004 / 2011
Byt3 Propaganda