Porto Portal
NOSSA HISTÓRIA, NOSSA GENTE.
PORTOPORTAL.COM.BR
  Brasil  Porto Ferreira - SP
HomeHistoriadorEnviar MatériasArquivos Contato

A PRIMEIRA CAPELA

 

Quando em 1861 João Inácio Ferreira transferiu a balsa rio abaixo, mudou com a família para o núcleo conhecido por Santa Cruz ou Botafogo, que já sentia sensivelmente seu crescimento.

Alí, com a frente voltada para o pequeno povoado, foi construída a primeira Capela.

Moradores próximos, viajantes e tropeiros, passaram a fazer suas orações naquele local, onde acendiam velas e colocavam imagens e gravuras de seus santos protetores e fotos de seus mortos.

Não sabemos, com precisão a data da construção da capela, por falta de registro. Sabemos que foi antes de 1895, porque existe escritura pública datada de 18 de janeiro daquele ano, pela qual Egídio Francisco Rodrigues e sua esposa, dona Iria Maria Jacinta, donos da fazenda São Vicente, doavam parte de suas terras para a Patrimônio de Santa Cruz.

A doação foi recebida por Vicente José de Araújo, então fabriqueiro da Igrejade São Sebastião.

Um ano depois a área totalizava quase dois alqueires e meio com novas doações dos casais Angelo Ramos Torres e Maria Eugênia Costa Ramos; Tobias Torquato de Souza e Verginia Alves Batista; José Fernando da Silva e Maria Virginia; Lindolfo Simão de Melo e Cecilia Maria da Conceição; Manoel Roque de Carvalho e Elisa Rosa da Conceição; José Marcelino de Moraes e Gertrudes Maria da Conceição; Manoel José de Oliveira e Maria Francisca da Conceição; João Alves dos Santos e Maria Joana da Conceição e Sebastião da Silva, solteiro.

Todos os doadores eram residentes na freguesia de Porto Ferreira.

Após as doações das terras, no local do Cruzeiro foi iniciada a construção da capela que recebeu o nome de Santa Cruz. A construção foi custeada pelos próprios moradores que promoviam festas e passavam listas de donativos.

Com dificuldades comumente encontradas, a capela só foi inaugurada em julho de 1902, com grandes festejos preparados por Francisco de Oliveira e dona Maria Eugênia da Costa Ramos. A porta da capela era voltada quase totalmente para o lado norte, à beira de um velho caminho não mais existente, que ia para vários sítios e bifurcava com a estrada de Santa Rita do Passa Quatro.

Quando prefeito (1948-51), Manoel da Silva Oliveira mandou reformar totalmente a capela e sua porta foi mudada, com frente voltada para o bairro.

Há poucos anos a velha capela foi demolida para dar lugar a uma nova que pudesse abrigar os fiéis.

No dia 19 de setembro de 1992, com a presença de grande parte de nossa comunidade católica, foi inaugurada com a bênção do Bispo Diocesano D. Ercílio Turco. Conserva o nome tradicional de Capela de Santa Cruz. Sua padroeira é Santa Rita de Cássia.

Topo
Próxima
Próxima
Historiador | Enviar Matérias | Contato
© Copyright by tutti
2004 / 2011
Byt3 Propaganda