Porto Portal
NOSSA HISTÓRIA, NOSSA GENTE.
PORTOPORTAL.COM.BR
  Brasil  Porto Ferreira - SP
HomeHistoriadorEnviar MatériasArquivos Contato

JOÃO MUTINELLI

 

Com 19 anos de idade, ansioso por novas aventuras, João Mutinelli saiu de sua bela Itália, deixando familiares e amigos, para tentar a vida no Brasil. Nascido em Tirol (Itália), no dia 8 de março de 1866, alí mesmo cursou várias escolas e um colégio religioso, onde quase se tornou padre.

Aqui, em sua nova pátria, bem depressa, acostumou-se. Prometeu a si mesmo dedicar a vida para o bem de seus novos compatriotas. Aprendeu a amar o Brasil com todas as forças. João Mutinelli parece ter vivido mil vidas, por tudo que conseguiu realizar em benefício de nossa cidade e de nossa gente.

Conhecendo a jovem Maria Piccini, com ela contraiu núpcias, e com muito amor constituiram uma grande família com quem a gente tem a felicidade de ter convivido e ser amigo. Cedo ainda, com 49 anos de idade, no dia 19 de dezembro de 1924, dona Maria Piccini Mutinelli faleceu e João Mutinelli precisou lutar ainda mais pela família e se desdobrar no trabalho.

Passou de ferroviário, nos fins do século passado, a próspero agricultor e industrial, com seu próprio esforço, tenacidade e firmeza de caráter. Lutou, progrediu e amou intensamente nossa Porto Ferreira.

Como político, militou até 1930, continuando mesmo assim a apoiar as causas que considerava justas. João Mutinelli foi nosso delegado de Polícia em 1928, juiz de paz, vereador, presidente de nossa Câmara nos períodos de 1908/10, 1911/13, 1914/16 e em 1919. Por várias vezes foi prefeito de nossa cidade. No dia 8 de agosto de 1910, com João Mutinelli então presidente, nossa Câmara Municipal autorizou a compra do terreno para a construção de nosso grupo escolar, que hoje tem o nome do professor Sud Mennucci. Em 1913 foram iniciadas as obras do majestoso prédio, ter­minado no início de 1914.

Graças às suas atitudes democráticas e sempre honestas, João Mutinelli soube cumprir suas incumbências, espinhosas, muitas vezes. Sempre fez parte de iniciativas que visavam ao progresso de nossa terra e ao interesse de nossa comunidade.

Foi sócio fundador de nossa Fábrica de Louças, exercendo a função de químico, em seu início. Sócio fundador da Empresa de Melhoramentos, firma que iniciou a distribuição (canalização) de água potável em Porto Ferreira. Sócio fundador do cinema União. Em 1925 foi designado sacristão de nossa Igreja Matriz. Foi contribuinte do nosso Hospital e também sócio de seu irmão Ettore, na Cervejaria Guarani, fabricante de cerveja e refrigerante na rua Cel. João Procópio, prédio atualmente ocupado pela Concessionária Fiat.

João Mutinelli faleceu em nossa cidade, no dia 14 de abril de 1938, com 72 anos de idade, deixando os filhos: Augusta, casada com Manoel Batista Filho; Ettore Mutinelli Sobrinho, casado com Clementina Escalião; Atílio, casado com Maria Silva; Margarida, casada com Benedito Calixto Leal; Deolinda, casada com Mario Pinto Bernardo; Maria Rosa, casada com Olympio Pereira Galvão; Esther, casada com Pedro Calixto Leal; e solteiros Mário, Roberto e Amélia.

Mais tarde Mário casou-se com a Gabriela, a querida amiga Bilé, filha de nosso saudoso Pedro de Carvalho e o Roberto casou-se com Elvira Thimoteo, que carinhosamente, chamamos de Leonor. Amélia faleceu ainda solteira.

É impossível esquecer a homenagem que toda nossa população prestou no passamento de João Mutinelli. Em nossa Prefeitura, foi hasteado o Pavilhão Nacional, em funeral por três dias. Todo o comércio cerrou suas portas e toda a cidade ficou em silêncio. Uma multidão seguiu até o Sítio São João, de sua propriedade, para velar seu corpo.

O sepultamento aconteceu às 9 horas da manhã do outro dia. Autoridades, congregações religiosas e, parece que todo o povo, se comprimia em nossa Igreja Matriz e em todo o seu páteo, acompanhando depois até o cemitério.A beira do túmulo, discursaram os senhores David Zadra, José da Rocha Cupido e Octaviano José Correa Filho; Nelson Pereira Lopes, comovido, falou por último, prestando também sua homenagem ao ferreirense por opção, que se tornou um de seus filhos mais dinâmicos e queridos.

Topo
Próxima
Próxima
Historiador | Enviar Matérias | Contato
© Copyright by tutti
2004 / 2011
Byt3 Propaganda