Porto Portal
NOSSA HISTÓRIA, NOSSA GENTE.
PORTOPORTAL.COM.BR
  Brasil  Porto Ferreira - SP
HomeHistoriadorEnviar MatériasArquivos Contato

PORTO FERREIRA FUTEBOL CLUBE

 

Tudo começou em 13 de Agosto de 1912.

Lino Ribeiro, Joaquim da Silva Oliveira, Prof. Leão Alvares Lobo, Prof. Henrique da Mota, Fonseca Júnior, Inácio de Almeida, José Simões e outros jovens ferreirenses, fundaram nosso Alvi-Negro, que através dos anos, colecionou um número incontável de vitórias.

Infelizmente, por falta de registro, os nomes de outros que tomaram parte na reunião realizada no cine Condor, naquele dia, perderam-se no tempo.

De início e durante vários anos o Clube não teve estatuto oficialmente reconhecido e nem sede própria.

As reuniões eram realizadas em locais previamente determinados, inclusive nas esquinas, onde postes de luz elétrica, não fazia muito tempo, tinham substituido os lampiões belgas a querosene.

Em 1919 Sebastião Garcia foi Vice-Presidente, não se tendo memória ou registro de quem ocupava a Presidência;

No período 1923-1924 foi presidente João Procópio Sobrinho, (Sinhô).

De 1925 a 1926, seu presidente foi Mariano Procópio e Inácio de Almeida, de 1927 a 1928.

Em 1929, em reunião da Câmara Municipal, foram aprovados os estatutos e instalada a sede social na avenida 24 de Outubro, 427, permanecendo ali por pouco tempo.

Pedro Pereira de Araujo e Francisco Denunci foram presidentes em 1929 e 1930, e Alonso Brasiliense em 1932. Daí, até 1938, o Clube esteve inativo. Nos 36 e 38, o Jornal "O Ferreirense" publicava matérias, clamando a falta de um clube social esportivo em nossa cidade.



Em meados de 1938, Leonildo Braga e vários amigos fizeram movimento para reerguer a entidade, realizando reuniões, ali mesmo no "Bar Meia Noite" do Leonildo, na avenida 24 de Outubro, em frente à estação da Paulista.

Em 12 de Setembro daquele ano, em assembléia realizada no Hotel Avenida (hoje Hotel dos Viajantes), foi empossada a Diretoria eleita uma semana antes, sendo presidente Paulo Felix de Araújo Cintra.

Renascendo com o nome "Porto Ferreira Futebol Clube", passou a ocupar o prédio de Eva Maria Fares, na Rua Coronel João Procópio, 227 (hoje "Foto 5 Minutos") onde foi instalada a nova sede, que funcionou por alguns meses.




Em 1940 P.F.F.C. conseguiu instalar sua sede que atendia as exigências da época, na rua Cel. João Procópio, 98 (hoje Revendedora Fiat), e no dia 10 de fevereiro de 1963, mudou-se para o prédio na Praça Cornélio Procópio,nº174, especialmente construído para o clube, na gestão do Presidente Antonio Gallo.





Foram ainda seus presidentes:

Mário Silva, Étore Mutinelli Sobrinho, Henrique Rodrigues Ribaldo (por três vezes), Syrio Ignatios, João Miranda Salgueiro, Plínio de Góes Valeriani, Vitório Colli, Constantino João, Mário Borelli Thomaz, Wladimir Salzano (Nenê), Benedito Atab Miziara, Antonio Gallo, (duas gestões consecutivas), Irpo Perondi, Osvaldo Arantes, Luis Ramos Sobrinho, Octávio Vicentini Filho, Hamilton Joaquim Afonso Borelli, Ademir Coimbra, Paschoal Bruno, (também por duas gestões consecutivas), e atualmente Luis Cesar Lanzoni, que, em terceira gestão consecutiva, vem prestando belíssimo trabalho em favor de nosso"Glorioso", honrando nossas tradições e prosseguindo a luta de seus antecessores.

Foram Presidentes do Conselho Deliberativo, que começou em 1963 com os novos estatutos: Jadir Sales, Agostinho Garcia, Bráulio Teixeira, Odair Pinheiro Prado, por duas (2) gestões, Manoel Inácio Pinto, Pedro Acácio Biffi, João Rocha Filho, Givanildo da Silva, também por duas gestões consecutivas e o atual Presidente do Conselho, Antonio Carlos de Carvalho Antonini.



Givanildo da Silva é hoje Vice-Presidente.

O Porto Ferreira Futebol Clube, em 1924 e 1926, enfrentou aqui, por três vezes, o então mais famoso time brasileiro, "Paulistano", ocasião em que defendiam nossas cores Nelson Mariano, Quinzinho Marques, José Peres Alonso, Leonildo Braga, Maiese I, Tiãozinho Garcia, Manoel Marques Jr., Maiese II, Cristiano Ferraz, Lico Fernandes, Calin e Nico.

A partida disputada em 5 de abril de 1924 contou com a presença do candidato a Presidência da República Washington Luiz e Senador Procópio de Araújo Carvalho.







O Alvi-Negro ferreirense revelou valores como Calim, que jogou no Ponte Preta; Leonildo Braga, Corinthians, Juventus e outros times; Mario Silva, considerado o melhor jogador de sua época; Moacir Amaral (Nanica) que atuou no Velo de Rio Claro, Portuguesa Santista, XV de Jaú, Ponte Preta e Sociedade Esportiva Palmeiras.









O P.F.F.C. foi Campeão amador em 1952, dirigido por Wladimir Salzano (Nenê), Irpo Perondi e Elias Issa e campeão amador em 1963, dirigido por Arcyr Giaretta Barcellos e pelo técnico Marianinho.

O Infantil do Procópio revelou muitos jogadores para o profissionalismo.

O Infantil do Macalé fez muito pelo futebol da cidade; Marcier Martins dedicou quase quarenta anos na formação de garotos do P.F.F.C. e Chiquito continua hoje formando craques.





O P.F.F.C. realizou em janeiro passado, a segunda versão da Copa Internacional de Futebol Mirim e Infantil que levou o nome do Prefeito Carlos Alberto Teixeira.

A primeira fase do torneio foi disputada no Estádio da Sociedade Esportiva Palmeirinha (Vila Santa Maria), e a fase final no Estádio do Ferreirão.

Na categoria mirim tivemos no Grupo A - Ciclo Sito (Paraguai), PFFC, Santa Rosa de Viterbo e São Joaquim da Barra. Grupo B - Cerro Porten. (Paraguai), Morada do Sol (Uberlândia-MG), Pirassununga e Analândia. Grupo D - Itapira, Descalvado, Sociedade Esportiva Palmeirinha e Independente.

Na categoria infantil, formaram o Grupo A - Ciclo Sito (Paraguai), PFFC-"A", Santa Rosa de Viterbo e São Joaquim da Barra. Grupo B - Cerro Porten· (Paraguai), Morada do Sol (Uberlândia-MG), Pirassununga e PFFC-"B". Grupo C - Itapira, Descalvado, Sociedade Esportiva Palmeirinha, E. C. Vitória (BA) e E. C. Cris­tal (Vacaria-RS). Grupo D - Campo Grande (MS), Itaporanga e Leme.

Francisco de Assis Nicolau (Chiquinho) e Antonio Sebastião (Toninho) Santana foram os preparadores dos garotos ferreirenses.

Topo
Próxima
Próxima
Historiador | Enviar Matérias | Contato
© Copyright by tutti
2004 / 2011
Byt3 Propaganda