Porto Portal
NOSSA HISTÓRIA, NOSSA GENTE.
PORTOPORTAL.COM.BR
  Brasil  Porto Ferreira - SP
HomeHistoriadorEnviar MatériasArquivos Contato

Cartórios

 

Com a elevação do povoado à categoria de Freguesia em 9 de Fevereiro de 1.888, foi criado o Cartório de Registro Civil de Porto Ferreira, tendo como Escrivão Sebastião Ferraz.

Instalado só três anos e meio depois (1.8.1891), o primeiro nascimento registrado foi da menina Maria, filha de José dos Santos Lourenço e Maria Adelaide da Conceição, sendo esta irmã de Maria Joana da Conceição, mulher do balseiro João Inácio Ferreira.

De Junho de 1.892 até Agosto de 1.922, o Cartório teve como Escrivão Daniel de Oliveira Carvalho, que duas vezes foi substituído por Leopoldino José da Silva e três vezes por seu filho Joaquim da Silva Oliveira.

A partir de 1.923, Urbano da Silva Oliveira passou a ser o responsável transferindo, em 1.928, para Nelson Pereira Lopes que foi o Escrivão até o dia de seu falecimento ocorrido em 19 de Julho de 1.940.

Antes, este havia sido substituído interinamente por sua mulher Herminia Fernandes Lopes, enquanto Prefeito Municipal.

Dona Herminia foi efetivada como escrivã em 1.941.

Com a instalação da comarca em 19 de Outubro de 1.963, foram criados mais dois Cartórios e redistribuídas as atribuições.

O Cartório de 1º Ofício ficou com Herminia Fernandes Lopes até Março de 1.983, quando seu filho Nelson Pereira Lopes Filho passou a exercer o cargo.

O Cartório de 2º Ofício, inicialmente com o Escrivão Enio Benedito Rodrigues, em Setembro de 1.967 passou para Antonio Biancardi e o Cartório de Registro Civil, que teve como titular Pedro José Carrara, em 9 de Setembro de 1.981, passou para Neusa Varize Rodrigues.

Todos os cartórios funcionavam no Edifício do Fórum, passando depois para locais diversos.
Topo
Próxima
Próxima
Historiador | Enviar Matérias | Contato
© Copyright by tutti
2004 / 2011
Byt3 Propaganda