José Eugênio Colli, filho de José Colli e Cecília Oliveira Colli, nasceu em 18 de outubro de 1932 na cidade de Casa Branca.
Tendo realizado os estudos em sua terra natal, diplomou-se como professor primário em 1953, pela Escola Normal "Dr. Francisco Thomaz de Carvalho" e, no ano seguinte, concluiu o Curso de Aperfeiçoamento pela mesma escola.
Em 1951, juntamente com alguns jovens idealistas, colaborou na fundação e organização da Academia de Letras "Visconde de Taunay" de Casa Branca, tendo sido membro ativo na cadeira, cujo patrono é o poeta Emílio de Menezes.
Sendo um jovem ativo e idealista, lecionava particularmente, inglês, português, francês, sociologia, psicologia e pedagogia.
Integrou uma comissão julgadora de Teses de Sociologia, em concurso instituído a normalistas pelo Clube de Sociologia do próprio instituto.
Em 1955, ingressou no magistério público no G.E. de Andeara, município de Dracena.
Em Dracena, exerceu atividade jornalística como revisor, redator e colunista do jornal "A Vóz de Dracena", época em que ministrou aulas de inglês e francês na Escola Técnica de Comércio local.
Removeu-se, em 1957, para o G.E. do Bairro de Campestrinho e, daí, para o G.E."Prof. José Gonso" de Porto Ferreira, em 1959, onde exerceu as funções de professor e assistente de direção; depois professor e coordenador pedagógico na EEPG "Profª Noraide Mariano", onde se aposentou, em 1985.
O Prof. Colli lecionou português e história em Cursos de Admissão, foi diretor do Conservatório Scala de Música e Dança; Coordenador Pedagógico da Instituição Mansão de Jesus; 2º Secretário do Grêmio Ferroviário Ferreirense, membro ativo da comunidade católica, ministrando palestras em cursos de batizado e casamento.
Em 5 de fevereiro de 1964 ingressou na política ferreirense como vereador, renunciando logo após, no dia 24 de abril de 1964, por motivos particulares.
Sempre compôs poemas, tendo o privilégio de se imortalizar em nossa cidade como autor da letra do Hino a Porto Ferreira, obra maravilhosa e de fácil assimilação, em parceria com o Prof. Rubens Parada, autor da música.
Em 21 de abril de 1980 o prof. José Eugênio Colli recebeu o título de "Cidadão Ferreirense", pela Câmara.
José Eugênio Colli, casado com Juracy Ap. Vasconcellos, tiveram os filhos Ana, Aurea, Juliana, Paulo e Alexandre.
Faleceu no dia 7 de julho de 1990.
|